domingo, 10 de janeiro de 2010

Música e Educação.



Estamos vivenciando um dos mais importantes momentos da música no Brasil. O retorno do ensino musical no ensino fundamental e médio de todo o país. Jamais deveria ter deixado a grade curricular.

Mas são tantos os pontos a serem discutidos para que mais essa iniciativa não se torne apenas simbólica, ou que acabe apenas engrossando o rol das atividades didáticas do velho esquema "fingindo que ensina para quem finge que aprende com aval de quem finge que acredita". Ou ainda, que se torne mais uma disciplina tecnicista, conteudista, a ser decorada visando algum concurso.

Encontrei uma postagem de um colega, músico, brasileiro, pofessor universitário. Maestro Vladimir Silva. Lá ele aborda de forma clara muito dessas variáveis. Vale a pena ler: http://3.ly/LIW.

Falei do momento importante porque cultura é na verdade a essencia, a alma, de um povo, de uma comunidade. Sabemos do status internacional de que a música brasileira desfruta. Contudo qual é esse mesmo status dentro de nossas fronteiras? Que música os brasileiros ouvem? Por quê?

Educar é confrontar a realidade e os conhecimentos do educando com novos e expansivos conceitos e saberes. Eis a oportunidade para a diversidade cultural, musical, a criatividade dos artistas brasileiros, profissionais ou de alma, ganharem o verdadeiro destaque que merecem.
Formar músicos? Não sei. Ajudar na formação de seres humanos, sim. Sensibilidade e raciocínio estimulados e desenvolvidos, como já comprovado, pelo estudo de música, de arte. Pessoas mais conscientes de si próprias. Público mais seletivo quanto à qualidade duvidosa da música produzida pela industria cultural. Seres humanos mais críticos. Platéias mais criteriosas. Cultura mais complexa em evidência propiciando o desenvolvimento de seres humanos mais próximos da plenitude. Mais felizes.

Esse é o momento de decidirmos se iremos realmente trabalhar para implantar a educação musical nas escolas ou se iremos agregar mais uma disciplina que preencha a grade curricular e infelizmente acabe se tornando mais um momento de despretensioso, ou pior, restritivo entretenimento.

2 comentários:

♦ Agnicolau ♦ disse...

Muito bom, Silmar, sua divulgação e posicionamento - acima de formar músicos você deseja sinceramente formar cidadãos com ótimo caráter.

E que a Música como disciplina escolar seja realmente Educação - no sentido pleno humano e cultural.

Silmar Oliveira disse...

Ampliando a discussão deste tópico, eis um importante artigo de Leonardo Brant sobre Cultura e Educação, acessem: http://www.culturaemercado.com.br/ideias/cultura-e-educacao-2/